top of page

UNIR trouxe revolução na mobilidade em Guetim

  • Foto do escritor: André Vieira Almeida
    André Vieira Almeida
  • 22 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

União de Transportes dos Carvalhos (UTC) e Autoviação Feirense deram lugar aos autocarros da UNIR, a empresa pública liderada pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que pretendem uniformizar a oferta de transportes na região.

Foi a 1 de dezembro que chegou a Guetim a nova rede de autocarros da AMP, trazendo consigo novas rotas, novos horários, mas também muitas queixas. A UNIR serve os 17 municípios na área metropolitana, permitindo o uso do cartão intermodal Andante em todo o território, ao contrário do que acontecia até à data, em que, por exemplo, os autocarros da AV Feirense não permitiam a utilização deste bilhete universal para todos os modos de transporte da rede. 


Com mais de 430 linhas de autocarros, a UNIR reserva para o Lote 4, onde o concelho de Espinho está integrado juntamente com Vila Nova de Gaia, 89 das mesmas. Em Guetim, atualmente, os horários preveem a passagem de três linhas: 9505, 9507 e 9510. 


A 9505 prevê a ligação desde a Estação do Vouga, em Espinho, até aos Carvalhos, passando pela Rua da Lagarta, na Idanha, e posteriormente por Guetim, na Rua do Coteiro, Rua 25 de Abril e Rua dos Combatentes. A linha 9510 também vai desde Espinho aos Carvalhos, no entanto vem pela Ponte de Anta, a Rua da Idanha, até chegar à Rua dos Combatentes. 


Já a linha 9507 liga Espinho a Guetim, via Esmojães, fazendo paragens na Rua da Igreja, Rua das Lavouras, Largo de Santo Estevão, Cemitério, Escola Básica de Guetim e Rameiro. 


A divulgação da nova oferta de autocarros no concelho de Espinho deu-se no final de novembro, a pouco menos de uma semana da entrada em vigor da rede UNIR, sendo que a Presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, com assento no Conselho Metropolitano da AMP, considerou que esta iria melhorar a mobilidade em todo o município. “Não há mudança. Há mais paragens. Tínhamos imensas paragens de autocarro que nunca foram utilizadas. Neste momento teremos mais a serem usadas e mais circuitos”, afirmou, referindo ainda acreditar que a rede funcionaria bem. 


Contudo, as queixas sobre a nova rede multiplicaram-se nas primeiras semanas do serviço. Desde não aparecerem os autocarros até ao facto de muitos motoristas não conhecerem os trajetos ou não saberem falar português, muitos guetinenses apontaram falhas ao novo sistema. O facto de os autocarros não virem muitas vezes caracterizados com as cores da UNIR e sem identificação da rota, apenas com informação em sueco, também tem gerado descontentamento por parte dos utilizadores da rede. 


O fim da linha que fazia a ligação entre Espinho e Camalhões tem motivado muitas críticas pela população de Guetim, que revindica mais horários durante o dia para se deslocar de transportes públicos. Antes da AMP ter reajustado os horários da UNIR, previa-se a passagem de mais três linhas: 2052, 9010 e 9038. No entanto, as duas últimas deixaram de contemplar o território guetinense, enquanto a primeira, que vinha desde o concelho de Santa Maria da Feira e que teria uma paragem junto à autoestrada A41, continua sem os horários disponíveis devido à reavaliação do Lote 5, que se prolonga há vários meses.  


Em dezembro, a Junta de Freguesia divulgou nas redes sociais que “qualquer reclamação ou sugestão deve ser enviada para geral@unirmobilidade.pt, ou então poderão entrar em contacto com a Junta de Freguesia, que procurará chegar até à UNIR as preocupações dos antenses e guetinenses”.


O NG deixa nesta edição os horários disponíveis das linhas que passam por Guetim. Recordamos que para a utilização da nova rede UNIR é necessária a utilização do cartão Andante, que poderá ser usado, também, nas linhas ferroviárias e no Metro, assim como as assinaturas mensais. Pode comprar os seus títulos de viagem nas lojas Andante, nas máquinas de venda automática, nos agentes PayShop ou PAGAQUI e, assim, evitar o custo extra dos bilhete comprados a bordo. Para mais informações pode entrar em contacto com a Linha Andante (226 158 151), ou então com os serviços da Câmara Municipal. 

Comments


Entre em contacto

Deixe-nos uma mensagem através do formulário

Onde nos encontrar

Rua 25 de abril, 104

Guetim

4500-422

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado pela mensagem!

© 2024 | Grupo Cultural de Guetim

bottom of page