top of page

Vox Pop: O que acha que faz falta a Guetim ao nível do lazer? Como é que se poderia dinamizar a cultura?

  • Foto do escritor: Notícias Guetim
    Notícias Guetim
  • 14 de mar.
  • 3 min de leitura

Lançámos as perguntas a alguns guetinenses para saber a sua opinião sobre o tecido cultural da freguesia, num momento em que existe uma sensação geral de apatia.


Alfredo Pinto, 66 anos


1 - Um pavilhão desportivo.


2 - Utilizar mais o Salão Paroquial. Atividades de teatro e outras.



Anair Amorim, 23 anos


1 - Na freguesia de Guetim, tem sido observada a ausência de estruturas dedicadas ao lazer que fomentem o convívio social entre os seus habitantes. Anteriormente, constatava-se um cenário distinto, em que os locais de encontro eram mais frequentes. Por exemplo, o Parque da Picadela ou o Parque da Gruta da Lomba eram um ponto de encontro popular onde as pessoas se reuniam regularmente durante os fins de semana para realizar atividades como piqueniques, conviver, praticar jogos, caminhar, saborear refeições e bebidas. Observava-se uma ampla participação de todas as faixas etárias, todas as gerações estavam ali envolvidas a conviver e a criar memórias afetivas.


2 - Na minha perspetiva, considero que uma estratégia eficaz para a promoção das expressões culturais locais e para atrair turistas ou visitantes reside na organização de eventos diversificados. Especificamente, a realização de espetáculos de teatro e dança, aulas de Zumba, grupos de caminhada ou corrida, bem como a dinamização das “tasquinhas” de verão. Estes são exemplos de iniciativas que poderiam contribuir de forma significativa para a promoção e valorização da cultura de Guetim de forma atrativa e envolvente.



Leandro Mota, 25 anos


1 - Ao nível do lazer, Guetim precisava de um parque onde se pudesse juntar a comunidade para caminhadas, convívios, piqueniques, por exemplo. Faz muita falta aproximar a comunidade com uma zona verde onde se colocassem bancos de jardim. Podia-se aproximar tanto as pessoas como em freguesias vizinhas.


2 - Em Guetim torna-se algumas vezes difícil agregar todos. O que aproxima as pessoas é a festa, é a romaria. É preciso trazer diversão, como tasquinhas, que já foram feitas várias edições, mas não nos últimos anos. Era uma forma de aproximar gerações durante alguns dias e de ter as coletividades próximas em festa com a população.



Rui Rocha, 43 anos


1 - Eu acho que há falta de espaços de convívio, espaços verdes.


2 - Fazendo atividades e eventos.



Marta Pereira, 23 anos


1 - Faz muita falta ao nível do lazer estabelecimentos para pessoas mais jovens. Só existem cafés direcionados para um público mais velho e nós temos de ir para outras freguesias, caso a gente queira ir a um bar com os amigos, com um ambiente mais jovem e aberto até mais tarde.


2 - Para promover a cultura, acho que se podia divulgar alguns eventos em plataformas que não sejam apenas os avisos da Igreja, como é habitual fazer-se. Devem colocar mais cartazes, criar um site com informações, contas nas redes sociais, para chegar ao jovens de Guetim.



Sónia Fial, 48 anos


1 - Guetim é uma freguesia pequena, mas tem falta de espaços de lazer a nível infantil e de centros de convívio. Existem espaços que podem e devem ser aproveitados para este fim a bem da comunidade.


2 - Dando a conhecer a história através de várias formas, proproporcionando ao cidadão momentos revivendo o passado e as gentes. Essencialmente, não deixando morrer as tradições, mas cabe também ao povo valorizar o que de bom se tem feito para que não se perca a vontade e haja a continuidade dos projetos.



Comments


Entre em contacto

Deixe-nos uma mensagem através do formulário

Onde nos encontrar

Rua 25 de abril, 104

Guetim

4500-422

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado pela mensagem!

© 2024 | Grupo Cultural de Guetim

bottom of page