Aliança Democrática vence no país, no concelho e em Guetim
- André Rocha
- 21 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Nas Eleições Legislativas mais equilibradas de que há memória, a Aliança Democrática (AD), liderada pelo espinhense Luís Montenegro, conseguiu vencer com cerca de 28,49% dos votos apurados até ao momento. A uma curta distância, o Partido Socialista (PS) ficou-se pelos 28,66%. Em Guetim, em linha com os resultados nacionais, a Aliança Democrática venceu com 33,6% dos votos comparativamente ao PS que obteve 31,6%.

A noite já ia longa quando se apuraram os resultados nacionais que deram a vitória à Aliança Democrática. No seu discurso, perante algumas dezenas de apoiantes, o espinhense Luís Montenegro foi o último dos líderes políticos a discursar, declarando a vitória da AD. Sublinhou que a manifestação dos portugueses nas urnas foi inequívoca aventando tempos de mudança no país: “A mudança vai ser cumprida com um novo Primeiro Ministro, com um novo Governo e com novas políticas”. Montenegro aproveitou ainda para deixar alguns recados à oposição: “espero que o Partido Socialista e o Chega não façam uma aliança negativa para impedir o governo que os portugueses quiseram” concluiu.
Marcelo Rebelo de Sousa após ouvir os partidos deverá indigitar Luís Montenegro como Primeiro Ministro, convidando-o a formar um Governo que deverá ser responsável por implementar as principais medidas do Programa de Governo da Aliança Democrática.
No concelho também venceu a AD
No concelho a Aliança Democrática também venceu as eleições graças à votação expressiva na cidade, na qual obteve cerca de 41% da totalidade dos votos face ao PS que ficou-se pelos 26%. Quando somamos todas as freguesias de Espinho os resultados são bem mais tangenciais, com a AD a conseguir 33,2% dos votos e o PS 33%.
Uma vez mais fica espelhada a diferença entre as freguesias, com um voto tendencialmente à esquerda, no Partido Socialista e a cidade que se mantém um bastião social-democrata. Em freguesias como Silvalde o PS conseguiu inclusive ultrapassar a fasquia dos 40% de votos, alcançando uns expressivos 42%.
Aliança Democrática termina na frente também em Guetim
Com uma diferença de apenas 17 votos para o Partido Socialista, a Aliança Democrática venceu também em Guetim numa cópia quase perfeita dos resultados nacionais. A afluência às urnas foi bastante expressiva especialmente no período horário entre as 10:00 e as 12:00 decorrendo todo o ato eleitoral dentro da normalidade.
É importante ainda ressaltar a participação massiva dos guetinenses neste ato eleitoral, demonstrando uma vez mais o espírito cívico que, em linha com o território nacional, resultou numa diminuição da abstenção pese embora as condições climáticas pouco favoráveis.
Ressalvamos ainda a elevada votação do CHEGA que em Guetim tornou-se a terceira força política com 16,5% dos votos. Em sentido inverso partidos como o Bloco de Esquerda ou a CDU foram fortemente penalizados pelo eleitorado guetinense tendo resultados abaixo dos registados nas últimas legislativas.

Comentarios