Ricardo Oliveira: "O Chega procurará apoiar as coletividades e incentivar a realização de eventos"
- Notícias Guetim
- 9 de out.
- 2 min de leitura
O candidato do Chega defende uma política de igualdade entre freguesias, garantindo que Guetim tenha a mesma atenção e investimento que o resto do concelho de Espinho. A prioridade passa pela melhoria dos acessos, infraestruturas e espaços verdes. Relativamente à Linha de Alta Velocidade, Ricardo Oliveira compromete-se a acompanhar o processo de perto e a exigir diálogo com as entidades competentes.

Guetim é a freguesia do concelho com menos habitantes, uma das mais afastadas do centro da cidade e com várias carências de infraestruturas. De que forma a CM Espinho pode contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim?
O Chega procurará reforçar a coesão territorial, defendendo que Guetim tenha igualdade de atenção face às restantes freguesias, com melhoria de acessos e infraestruturas sempre que possível.
O ex-líbris de Guetim é o seu cruzamento com a natureza, os seus espaços verdes, no entanto ao longo dos últimos anos estes têm vindo a ser postos em causa e esquecidos, como é o caso do Parque da Picadela. O que pretende fazer a este parque municipal e o que defende para os espaços verdes guetinenses caso presida o município?
Pretendemos valorizar os espaços verdes de Guetim, incluindo o Parque da Picadela, procurando soluções que devolvam à população um espaço cuidado e útil.
Com a passagem da Linha de Alta Velocidade, várias habitações e espaços públicos podem ser postos em causa em Guetim. De que forma pensa defender os interesses da freguesia em relação a este projeto?
Estaremos atentos ao impacto do projeto e defenderemos os interesses da população, exigindo diálogo com as entidades competentes para minimizar prejuízos a habitações e espaços públicos.
Ao nível da saúde, Guetim é a única freguesia do concelho sem um posto de cuidados primários de saúde, uma farmácia, um centro de dia, um lar… Guetim poderá contar com resposta neste domínio?
Reconhecemos as carências da freguesia e procuraremos trabalhar no sentido de criar condições para que Guetim possa ter acesso a cuidados de saúde e respostas sociais adequadas.
Com uma oferta escassa e a preços bastante altos, a habitação é algo bastante inacessível aos guetinenses na sua terra. De que forma poderá contribuir para a fixação dos guetinenses no território?
Defendemos medidas que favoreçam habitação a preços acessíveis e a fixação dos guetinenses, procurando soluções que evitem a especulação e incentivem projetos habitacionais ajustados.
A cultura é a cola que mantém uma população coesa e a freguesia viva. Durante a última década Guetim tem sentido uma perda de fulgor da sua massa associativa e dos eventos no território. Como pode a Câmara Municipal de Espinho estimular a cultura na freguesia de Guetim?
O Chega procurará apoiar as coletividades e incentivar a realização de eventos, para revitalizar a vida cultural de Guetim e reforçar a identidade da freguesia.






Comentários