top of page

António Marques Baptista: "Propomos reabilitar a antiga escola primária para acolher serviços de proximidade"

  • Foto do escritor: Notícias Guetim
    Notícias Guetim
  • 9 de out.
  • 3 min de leitura

O CDS-PP propõe uma visão de Guetim mais ligada ao resto do concelho, apostando na melhoria das acessibilidades, no reforço dos transportes públicos e na criação de novos polos de desenvolvimento habitacional e social. António Marques Baptista defende uma reabilitação abrangente dos espaços verdes — com destaque para o Parque da Picadela, a Gruta da Lomba e a Ribeira do Mocho — transformando-os em pontos de lazer e dinamismo económico e cultural.

ree
  1. Guetim é a freguesia do concelho com menos habitantes, uma das mais afastadas do centro da cidade e com várias carências de infraestruturas. De que forma a CM Espinho pode contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim?


No CDS-PP, temos como objetivo melhorar as acessibilidades, criando vias de comunicação rápidas entre Guetim, o restante município e as freguesias vizinhas. Pretendemos rever e ajustar rotas, horários e frequências dos transportes públicos, tornando as deslocações mais simples e eficazes para todos os guetinenses. Apostamos numa estratégia coletiva onde Guetim tem o seu lugar valorizado e integrado no desenvolvimento global de Espinho.


  1. O ex-líbris de Guetim é o seu cruzamento com a natureza, os seus espaços verdes, no entanto ao longo dos últimos anos estes têm vindo a ser postos em causa e esquecidos, como é o caso do Parque da Picadela. O que pretende fazer a este parque municipal e o que defende para os espaços verdes guetinenses caso presida o município?


Os espaços verdes e parques são prioritários na nossa visão para o futuro de Guetim. Defendemos a reabilitação, manutenção e dinamização do Parque da Picadela, do parque de merendas da Gruta da Lomba, do parque do Paranho e da zona envolvente da Ribeira do Mocho, valorizando mobiliário e atividades que devolvam vida a estes locais. Acreditamos que estes parques podem ser palco de eventos, feiras e iniciativas, trazendo outras pessoas a conhecer Guetim, promovendo dinamismo económico e cultural. Coletivamente, queremos também recuperar e integrar os moinhos hidráulicos do rodízio do Praule e da Picadela, criando uma rota dos moinhos como património rural e turístico do município.


  1. Com a passagem da Linha de Alta Velocidade, várias habitações e espaços públicos podem ser postos em causa em Guetim. De que forma pensa defender os interesses da freguesia em relação a este projeto?


A nossa equipa estará ao lado de todos os guetinenses perante o desafio da Linha de Alta Velocidade. Comprometemo-nos a prestar apoio, esclarecer e defender os interesses das famílias e proprietários afetados, criando equipas para acompanhamento do processo, exigindo indemnizações justas e garantindo que o traçado da linha não agrava o isolamento nem prejudica mais a freguesia. O nosso objetivo é assegurar sempre uma ligação próxima entre todos os lugares da freguesia.


  1. Ao nível da saúde, Guetim é a única freguesia do concelho sem um posto de cuidados primários de saúde, uma farmácia, um centro de dia, um lar… Guetim poderá contar com resposta neste domínio?


O CDS-PP propõe reabilitar a antiga escola primária para acolher serviços de proximidade — centro de dia, lar e creche, permitindo respostas integradas para idosos e crianças. Defendemos a proximidade do médico de família, com a vinda à freguesia, porque queremos soluções concretas e próximas das pessoas. Realçamos que a emissão de licença de farmácia não é da competência do município, mas a nossa equipa compromete-se a implementar equipas móveis para apoiar quem precisa, sobretudo na aquisição e gestão das medicações.


  1. Com uma oferta escassa e a preços bastante altos, a habitação é algo bastante inacessível aos guetinenses na sua terra. De que forma poderá contribuir para a fixação dos guetinenses no território?


O CDS-PP quer criar soluções habitacionais a custos controlados, para compra ou arrendamento, pensadas para quem nasceu e cresceu no município — com atenção especial a jovens casais e famílias que pretendem construir o seu futuro em Guetim. Este programa será desenvolvido coletivamente, criando novas centralidades junto das novas vias de comunicação rápidas e proporcionando qualidade e bem-estar às novas gerações da freguesia.


  1. A cultura é a cola que mantém uma população coesa e a freguesia viva. Durante a última década Guetim tem sentido uma perda de fulgor da sua massa associativa e dos eventos no território. Como pode a Câmara Municipal de Espinho estimular a cultura na freguesia de Guetim?


A equipa do CDS-PP acredita que a revitalização da cultura em Guetim passa pelo apoio ao associativismo, organização de eventos regulares e promoção das tradições locais. Queremos envolver escolas, jovens e população em projetos inovadores e inclusivos, fortalecendo coletivamente a identidade da freguesia e dando aos guetinenses novas oportunidades de participação cultural.

Comentários


Entre em contacto

Deixe-nos uma mensagem através do formulário

Onde nos encontrar

Rua 25 de abril, 104

Guetim

4500-422

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado pela mensagem!

© 2024 | Grupo Cultural de Guetim

bottom of page