Atletismo do GD Ronda em crescendo na época de inverno
- André Vieira Almeida
- 7 de mar.
- 5 min de leitura
A equipa tem apostado nas provas de atletismo de estrada e tem colecionado bons resultados, desde as mais clássicas do distrito até às provas da quadra da natalícia e aos trails.

Com o calendário da época de inverno mais preenchido e a começar mais cedo que nos anos anteriores, o atletismo da Ronda tem tido motivos para sorrir, cimentando o seu nome a nível regional. A despedida da época de 2023/2024 deu-se em setembro com uma chuva de pódios para os atletas guetinenses. Mário Ibarra conquistou a medalha de ouro no NAC Trail, um circuito pelos trilhos de Oliveira de Azeméis com cerca de 17km. O atleta da categoria M35 completou a prova em 1h27m47s e foi 4.º da geral. A prata desta categoria de veteranos ficou com André Melo, também atleta do GD Ronda, que foi 8.º na geral. Em 9.º na geral ficou José Costa, que assim conquistou a medalha de prata em veteranos M40. Já Manuel Bastos, foi 18.º na geral, com um tempo de 1h40m13s, levando a melhor sobre toda a concorrência na categoria M50. Também Carlos Fazendeiro trouxe o ouro para Guetim na categoria de M60, fazendo a marca de 1h47m34s.
Numa já prova clássica do atletismo do distrito de Aveiro, o GP Caldas de S. Jorge, que traz provas dos benjamins até aos veteranos e que esteve em vias de não se realizar no ano que marcou o seu 20.º aniversário, a equipa de Guetim levou o bronze na classificação por equipas, à frente de clubes como o SC Espinho/António Leitão, CD Feirense, Juventude Atlética Mozelense e a equipa da casa, Caldas de São Jorge Sport Clube. O pódio ficou preenchido com a equipa de Silvalde EV/Peraltafil (2.º lugar) e GDC Guilhovai (1.º lugar) de Ovar. Destaque para o 4.º lugar na geral de Pedro Cerdeirinha, que foi bronze na categoria M40.
A época passada terminou ainda com a participação em provas como a Corrida 50 anos IPO Porto, com Paulo Mota e Natália Santos, bem como a 6.ª edição da Rampa de São Gens, em Castelo de Paiva, com a participação de Deolinda Ferreira.
Época 2024/2025 com arranque forte

Em outubro começaram já as provas da nova época de atletismo de estrada, sendo que o GD Ronda marcou presença na Meia Maratona de Ovar, Douro Ultra Taril, Trail do Aqueduto, Trail do Viso, Trilhos da Cividade, Corrida dos 50 Anos do GDC Codal, I Milha de Atletismo Alberto Bastos, Europarque Bio Run, Gerês Extreme Marathon, Trail das Azenhas da Carregosa, entre outras.
Na meia-maratona ovarense, participaram os atletas Hugo Silva, Paulo Mota e Celso Silva. Na prova de 10km (Corrida do Azulejo), destacou-se Pedro Cerdeirinha que conquistou o bronze da categoria M40 com uma marca de 33m15s. Já na Serra do Marão, no Douro Ultra Trail, Mário Ibarra foi 5.º (10.º geral) na prova de 25km de seniores masculinos, com um tempo de 2h35m51s, enquanto Manuel Bastos foi 3.º na categoria de M50 (13.º geral), perfazendo o percurso em 2h41m05s. Na desafiante prova de resistência dos 50km, as cores da equipa de Guetim foram levadas na camisola de Carlos Fazendeiro, que foi 10.º na geral, mas conquistou o 1º lugar na categoria de M60, com um tempo de 6h13m49s, um segundo à frente de André Melo, que foi 6º lugar na categoria Sénior Masculino e 11º na geral.
Alguns destaques da época da secção de atletismo da Ronda vão também para José Costa, que brilhou no Trail do Aqueduto, em Paredes, ficando em 2.º lugar na categoria de M50; o 7.º lugar no escalão Sénior Masculino para Hugo Ferreira no Trail do Viso, em Guisande, Santa Maria da Feira; a prata de Pedro Cerdeirinha na Corrida dos 50 anos do GCD Codal, bem como na I Milha de Atletismo Alberto Bastos, que também se realizou em Vale de Cambra; ou o 5º na categoria M40 de Hugo Silva nos Trilhos da Cividade em Bogunte, Vila do Conde, bem como o lugar de prata para a equipa guetinense na classificação por equipas – constituída também por José Costa, André Melo e Manuel Bastos.
Numa prova com grande importância no calendário desportivo de Santa Maria da Feira, a Europarque Bio Run, José Costa fez a prova de 10km m 41m38s, levando as cores da Ronda ao 10.º lugar da geral e 3.º na categoria de Veterano M40. Já no Parque Nacional Peneda Gerês, na Gerês Extreme Marathon, o atleta do clube de Guetim foi 5.º do seu escalão, na prova de 32km. Hugo Silva foi o grande vencedor na categoria M40 da prova dos 21km, com um tempo de 1h22m59s. Já Mário Ibarra “Mestre da Maratona” do GD Ronda, teve de abandonar a prova devido a problemas físicos.
Provas com sabor a Natal e a vitórias
No mês de dezembro o calendário do atletismo enche-se de provas dedicadas à quadra festiva. O atletismo guetinense esteve presente em vários palcos da região, como a São Silvestre de Esmoriz-Cortegaça, que contou com a presença de Pedro Cerdeirinha, André Melo, Manuel Bastos, Celso Silva, Paulo Mota e Deolinda Ferreira. Destaque para o 4.º lugar da geral de Pedro Cerdeirinha e 2.º no escalão de Veteranos M40.
A correr perto de casa, na São Silvestre de Mozelos, Pedro Cerdeirinha não deu hipótese à concorrência e levou as cores da Ronda até ao lugar mais alto do pódio, com uma marca de 27m21s ao longo de 8km percorridos pelas ruas mozelenses.
Na freguesia do lado, na São Silvestre de Lourosa, os atletas do GD Ronda deixaram também a sua marca. Mário Ibarra foi 4.º na geral e 2.º no escalão Veterano M35, enquanto Hugo Ferreira foi 9.º na geral, mas 1.º na categoria M40. Destaque ainda para Manuel Bastos que foi 3.º em M50 e Carlos Fazendeiro, que também ficou na posição de bronze em M60.
No mês de dezembro, a Ronda esteve ainda presente no Trail das Azenhas da Carregosa, com a presença de 3 atletas no top 10 da geral – José Costa, Hugo Silva e Hugo Ferreira -, bem como no Trail das Rabanadas, com Hugo Silva em 5.º lugar, e o Trail “O Natal passa a correr”, com Hugo Ferreira em 7.º. Na São Silvestre do Porto, destaque para as participações de Hugo Silva e Deolinda Ferreira.
Já em janeiro, na São Silvestre de Espinho, a equipa de Guetim também mostrou a sua garra no centro do concelho. A correr “quase em casa”, Hugo Silva foi 29.º na geral, com 34m53s, e Mário Ibarra 32.º, com 35m06s. Hugo Ferreira ficou em 59.º, José Costa 67.º, Manuel Bastos 158.º, Marco Marques 178.º, Pedro Silva 186.º, Carlos Fazendeiro 290.º, Hélder Robalinho 396.º, Celso Silva 398.º e Luís Guimarães 1414.º.
Comments