Especial 'Autárquicas 2025' traz visão dos candidatos para Guetim
- Notícias Guetim
- 5 de out.
- 2 min de leitura
O Notícias de Guetim realizou um inquérito a todos os candidatos à Câmara Municipal de Espinho para descobrir o que defendiam, na prática, para os próximos quatro anos no território guetinense.

Ao todo são 8 os candidatos à Câmara Municipal de Espinho. Tendo em conta a preponderância que o município terá na vida da freguesia após o processo de desagregação, é importante perceber o que os candidatos pretendem fazer no território guetinense. O NG elaborou um questionário com 6 questões específicas de problemas identificados pela população e procurou saber o que os potenciais próximos presidentes da autarquia pretendem fazer em relação a estes. Apenas José Ilídio Sá, da Iniciativa Liberal não respondeu ao nosso questionário. A ordem de publicação das entrevistas é definida pelos resultados das últimas eleições, sendo que por essa razão iremos ver primeiro a entrevista da incumbente Maria Manuel Cruz, seguida de Luís Canelas, Jorge Ratola, Pilar Gomes, Rita Ribeiro, Ricardo Oliveira e António Marques Baptista.
A todos os candidatos foram feitas as seguintes questões:
Guetim é a freguesia do concelho com menos habitantes, uma das mais afastadas do centro da cidade e com várias carências de infraestruturas. De que forma a CM Espinho pode contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim?
O ex-líbris de Guetim é o seu cruzamento com a natureza, os seus espaços verdes, no entanto ao longo dos últimos anos estes têm vindo a ser postos em causa e esquecidos, como é o caso do Parque da Picadela. O que pretende fazer a este parque municipal e o que defende para os espaços verdes guetinenses caso presida o município?
Com a passagem da Linha de Alta Velocidade, várias habitações e espaços públicos podem ser postos em causa em Guetim. De que forma pensa defender os interesses da freguesia em relação a este projeto?
Ao nível da saúde, Guetim é a única freguesia do concelho sem um posto de cuidados primários de saúde, uma farmácia, um centro de dia, um lar… Guetim poderá contar com resposta neste domínio?
Com uma oferta escassa e a preços bastante altos, a habitação é algo bastante inacessível aos guetinenses na sua terra. De que forma poderá contribuir para a fixação dos guetinenses no território?
A cultura é a cola que mantém uma população coesa e a freguesia viva. Durante a última década Guetim tem sentido uma perda de fulgor da sua massa associativa e dos eventos no território. Como pode a Câmara Municipal de Espinho estimular a cultura na freguesia de Guetim?
Além deste questionários aos candidatos à Câmara Municipal, foram também realizadas duas entrevistas aos candidatos à Junta de Freguesia de Guetim. Ambas serão também publicadas ao longo desta semana de especial 'Autárquicas 2025'.






Comentários