Festas de Santo Estevão e Nossa Senhora da Guia em alta em 2023
- Tiago Sousa
- 22 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Realizou-se, mais uma vez, entre os dias 5 e 7 de agosto, as festas em honra de Santo Estêvão e Nossa Senhora da Guia. As festividades arrancaram no sábado, com o Grupo Wonder Groove e, posteriormente, a cantora Cathy, que trouxeram bastante animação ao Largo da Igreja.

O programa do dia 6 iniciou às 15h com a recolha dos juízes, nomeadamente do Juiz da Festa, Telmo Nunes, e do Juiz do andor de Santo Estêvão, Sara Santos. Pelas 16h, teve início a Eucaristia Solene, seguida da Majestosa Procissão, acompanhada pela Banda Bingre Canelense e pela Fanfarra de Lever. Numa tarde bastante quente, as ruas de Guetim encheram-se para ver os 18 andores que este ano fizeram parte deste momento religioso.
Pela tarde, cumprindo-se mais uma vez a tradição a que os guetinenses já estão habituados, no Largo da Igreja Paroquial, realizando-se a entrega dos tremoços. A animação noturna nesse dia esteve a cargo do Grupo Doce D’Mel.
Já no dia 7, com o Largo do Paranho lotado, o Grupo Roconorte cumpriu a tarefa de animar todos os que se reuniram para aquele que seria o último dia de festa. Num concerto que se estendeu pela madrugada fora, foram vários os populares que não arredaram pé até ao final.
A organização do evento esteve a cargo da Comissão de Festas constituída por Bárbara Ramos, Diana Alves, Emanuel Oliveira, Nelson Oliveira, Rosa Gomes, Rui Rocha e Sónia Fial, que contaram ainda com a ajuda de Leandro Mota, Lúcia Camarinha e Rui Braga.
Em conversa com o Notícias de Guetim, a Comissão de Festas faz um balanço positivo do evento, realçando que tudo ficou devidamente pago. No que diz respeito às principais dificuldades encontradas, destacam a dificuldade na obtenção da documentação necessária para a realização do evento, em encontrar patrocínios e apoios nos peditórios, uma vez que foi difícil encontrar tempo e pessoas para os fazerem.
Quanto à possibilidade de continuarem a realizar este evento no futuro, a Comissão de Festas adiantou que, apesar da vontade que têm de manter as festividades, existe a possibilidade de isso não acontecer, uma vez que são “poucos e já cansados”. Não de fazer a festa em si, mas por todas as dificuldades em termos burocráticos – “cada vez mais, mais caros e complexos” - e pela falta de pessoas disponíveis para se juntarem ao projeto.
A Comissão de Festas quis ainda deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a realização da festa, nomeadamente, a todos os mesários, ajudantes, às pessoas que enfeitaram os andores e participaram na procissão, a todos os que se deslocaram para participar nas diferentes festividades e ao Padre Pedro Rodrigues, tendo sido caracterizado como “impecável” por todos. “Não colocou entraves em nada, muito pelo contrário”, disseram.
Importa ainda referir a participação na procissão da Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, em Espinho, no dia 17 de setembro. Esta participação contou com a presença dos dois padroeiros de Guetim que foram enfeitados, de forma gratuita, pela D. Angelina Oliveira e D. Rosa Mota.
Comments