Junta: orçamento de 2025 com requalificação do Parque do Paranho
- Notícias Guetim
- 14 de mar.
- 2 min de leitura
Este é o último orçamento da União de Freguesias e conta com diversos investimentos em Guetim, do Complexo Desportivo ao Centro Cívico. Ao todo são 894 419,99€ que a Junta terá disponível ao longo de 2025.

Foi no passado dia 30 de dezembro que a Assembleia de Freguesia aprovou o Orçamento da Junta de Freguesia para 2025, com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD. O documento destaca-se por ser o último apresentado pelo executivo de Nuno Almeida e da União de Freguesias. Por essa razão, pretende assegurar que “os serviços essenciais estão salvaguardados e que cada freguesia parte de uma base sólida para o futuro”, como consta na mensagem do Presidente da autarquia.
No Plano Plurianual de Investimentos estão previstos 5 000 euros para o edifício sede da Junta de Freguesia em Guetim, assim como a mesma quantia para avançar com o Centro Cívico em Guetim. Contudo, não foi referido se iria avançar a requalificação da antiga Escola Primária para a instalação dos serviços da nova autarquia.
Relativamente à habitação, serão investidos 2 500 euros nas casas da Junta em Guetim. Um valor que é igual para as habitações públicas em Anta. O executivo justificou essa igualdade pelas grandes necessidades de manutenção que existem nos edifícios guetinenses.
Já no que concerne ao cemitério, a verba teve um aumento exponencial em relação ao ano anterior. São 17 000 euros que irão servir para fazer reparos no espaço. No entanto, caso avance o alargamento do cemitério, esta quantia terá de ser reforçada.
Para o Complexo Desportivo estão previstos 10 000 euros, que servirão para as obras no campo, que vão trazer o fator casa do SC Espinho para a freguesia. A construção dos balneários, segundo o acordo assinado, ficará a cargo do clube espinhense.
O grande destaque vai para os 30 000 euros destinados à requalificação do Parque do Paranho. O espaço no centro de Guetim irá ser intervencionado depois de ter sido reduzido após as obras na Escola Básica.
Em relação às estradas, a rubrica “Viadutos, arruamentos e obras complementares” conta com 156 583 para investir em toda a União de Freguesias. Já para “Sinalização e trânsito” estão previstos gastar 1 000 euros.
Para efetivar a desagregação de freguesias, está ainda prevista a contratação de mais pessoal para os quadros da Junta, ao abrigo do IEFP. Trata-se de 1 assistente técnico, 2 coveiros e 2 cantoneiros, que posteriormente serão alocados às freguesias de Anta e de Guetim.
Comments