top of page

Maria Manuel Cruz: "Chegou a hora de Guetim ter os cuidados de saúde que merece"

  • Foto do escritor: Notícias Guetim
    Notícias Guetim
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura

A atual Presidente da Câmara defende uma estratégia de coesão territorial assente na proximidade dos serviços públicos, na melhoria das acessibilidades e na revitalização dos espaços verdes. Promete ainda reforçar a resposta na área da saúde, com consultas e teleconsultas gratuitas.

ree

  1. Guetim é a freguesia do concelho com menos habitantes, uma das mais afastadas do centro da cidade e com várias carências de infraestruturas. De que forma a CM Espinho pode contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim?


Vamos continuar a garantir a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim, já iniciada neste mandato com a repavimentação que está em curso da Rua dos Combatentes. Guetim vai passar a ter atendimento municipal itinerante em dias fixos - porque os serviços públicos têm de chegar a todos. Vamos pavimentar os acessos rurais e modernizar a iluminação pública, vamos ligar a freguesia ao resto do concelho através de carreiras coordenadas com os horários dos comboios. Guetim não ficará para trás.


  1. O ex-líbris de Guetim é o seu cruzamento com a natureza, os seus espaços verdes, no entanto ao longo dos últimos anos estes têm vindo a ser postos em causa e esquecidos, como é o caso do Parque da Picadela. O que pretende fazer a este parque municipal e o que defende para os espaços verdes guetinenses caso presida o município?


Damos prioridade a freguesias sustentáveis, que protegem a vida terrestre, garantindo comunidades habitáveis. O Parque da Picadela será revitalizado com atenção às medidas de proteção ambiental, criando espaços de desporto e lazer que respeitem o ecossistema local e percursos pedonais seguros numa rede verde que convide à descoberta da natureza. Implementaremos a campanha "Espinho Circular" para práticas ambientalmente responsáveis e sistemas de compostagem comunitária que enriquecem os solos.


  1. Com a passagem da Linha de Alta Velocidade, várias habitações e espaços públicos podem ser postos em causa em Guetim. De que forma pensa defender os interesses da freguesia em relação a este projeto?


A defesa de Guetim é inegociável. Vamos manter a nossa política de defesa intransigente dos direitos de todos os munícipes afetados pela Linha de Alta Velocidade. O Gabinete de Apoio ao Munícipe continuará a funcionar, prestando apoio tanto aos diretamente como indiretamente afetados. Os interesses da freguesia serão defendidos com determinação - porque nenhum guetinense ficará sozinho face a este desafio.


  1. Ao nível da saúde, Guetim é a única freguesia do concelho sem um posto de cuidados primários de saúde, uma farmácia, um centro de dia, um lar… Guetim poderá contar com resposta neste domínio?


Chegou a hora de Guetim ter os cuidados de saúde que merece. Vamos implementar consultas de medicina geral mensais na freguesia, complementadas por sessões de prevenção e rastreios especializados. As Unidades Móveis de Saúde Familiar garantirão que ninguém espere mais de 5 dias por uma consulta. Além disso, disponibilizaremos teleconsultas gratuitas e rastreios para todos. A saúde não pode depender da distância - e em Guetim não dependerá.


  1. Com uma oferta escassa e a preços bastante altos, a habitação é algo bastante inacessível aos guetinenses na sua terra. De que forma poderá contribuir para a fixação dos guetinenses no território?


Queremos que os guetinenses fiquem e cresçam na sua terra. O nosso plano inclui a recuperação de moradias antigas para atrair jovens casais, tornando a habitação mais acessível. Com o Gabinete de Apoio Habitacional e os 150 fogos sociais previstos até 2029, vamos reduzir drasticamente as listas de espera. Paralelamente, o reforço da rede de águas preparará a freguesia para novos desenvolvimentos habitacionais. Guetim será um lugar onde é possível fazer vida.


  1. A cultura é a cola que mantém uma população coesa e a freguesia viva. Durante a última década Guetim tem sentido uma perda de fulgor da sua massa associativa e dos eventos no território. Como pode a Câmara Municipal de Espinho estimular a cultura na freguesia de Guetim?


A cultura guetinense vai renascer. O nosso programa "Idosos Conectam Jovens" criará pontes entre gerações, revitalizando o tecido social da freguesia. Com a reativação do Conselho Municipal de Juventude e as suas 10 propostas anuais, daremos voz aos mais novos. Implementaremos também feiras culturais e eventos de integração comunitária, porque acreditamos que uma freguesia viva precisa de tradições vivas e de uma comunidade unida. Guetim voltará a ser o centro cultural vibrante que sempre foi.

Comentários


Entre em contacto

Deixe-nos uma mensagem através do formulário

Onde nos encontrar

Rua 25 de abril, 104

Guetim

4500-422

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado pela mensagem!

© 2024 | Grupo Cultural de Guetim

bottom of page