Nuno Almeida aponta à Câmara Municipal em discurso do Dia de Guetim
- André Vieira Almeida
- 27 de fev.
- 3 min de leitura
Numa sessão solene celebrada duas semanas depois do dia da freguesia, 11 de outubro, o Presidente da Junta de Freguesia deixa em aberto uma candidatura à presidência da Câmara Municipal e deixou críticas à gestão do município. “A visão limitada e a discriminação face às freguesias como Guetim tem prejudicado o nosso potencial de crescimento”, afirmou.

Foi ao som de “Se te amo”, dos Quinta do Bill, e de “Uma Casa Portuguesa”, de Amália Rodrigues, que o Grupo de Jovens do Grupo Cultural de Guetim abriu a sessão que celebrou mais um dia da freguesia. A cerimónia decorreu no Salão Paroquial, no dia 26 de outubro, e contou com a apresentação do artista guetinense Emanuel Oliveira.
Ao longo da noite foram homenageadas diversas personalidades e coletividades que contribuem positivamente para a construção da comunidade guetinense. O GD A Ronda abriu o rol dos homenageados, apontando ao meio século que celebrará em 2025.
Seguiu-se António Pedro Pereira, funcionário da Junta de Freguesia, que viu reconhecido o seu trabalho de vários anos nos serviços da autarquia. Também Vítor Oliveira da AD Guetim foi homenageado pelo seu trabalho em prol da gestão do Complexo Desportivo de Guetim e do futebol popular no concelho.
Foram ainda homenageadas Paula Maia, assistente técnica de educação da Escola Básica de Guetim, que levou ao palco as crianças e jovens na plateia para a acompanharem no momento da entrega do prémio, assim como Fátima Amorim, também auxiliar de ação educativa, pelo seu trabalho de mais de 30 anos junto dos mais novos e da sua atividade na paróquia.
Homenagens feitas, passou-se a palavra à vereadora Lurdes Rebelo, que se encontrava em representação do executivo municipal. Num discurso com pouco mais de um minuto, agradeceu a receção dos guetinenses e deu os parabéns a todos os homenageados e à freguesia. “A freguesia só tem futuro se todos nos empenharmos para fazer comunidade”, disse.
Nuno Almeida tomou a palavra de seguida. Reconhecendo que esta era “a última oportunidade” para celebrar este dia como presidente da Junta de Freguesia, deixou críticas à gestão da Câmara Municipal ao longo dos últimos 11 anos. “Trabalhámos incansavelmente para assegurar que os serviços prestados aos cidadãos continuassem a crescer, a melhorar e a responder às necessidades de todos, mesmo enfrentado as dificuldades impostas pelo centralismo e pela falta de visão territorial de quem geriu e gere o município”, afirmou. “A visão limitada e à discriminação face às freguesias como Guetim tem prejudicado o nosso potencial de crescimento. O concelho de Espinho não se constrói nem reconstrói com uma visão míope que apenas olha para a cidade”, acrescentou ainda o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim abordou ainda a desagregação de freguesias, os problemas nas ruas e limpeza das bermas e passeios, bem como o investimento no Complexo Desportivo de Guetim. Em jeito de despedida, Nuno Almeida afirmou que ainda há muito para fazer, como o alargamento do cemitério, a requalificação do Parque do Paranho, a nova sede da Junta de Freguesia e um projeto que traga mais habitação.
"Se o futuro assim o ditar, estarei disponível para continuar esta missão, levando a minha experiência para um novo patamar"
Ao finalizar o discurso, apontou o caminho à Câmara Municipal de Espinho, mostrando abertura a uma candidatura à presidência do município. “Sabemos que o futuro de Guetim e do nosso concelho de Espinho precisa de uma liderança com visão, experiência e determinação e, se o futuro assim o ditar, estarei disponível para continuar esta missão, levando a minha experiência para um novo patamar”, disse.
Apesar de não marcar presença no evento, a Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, deixou uma mensagem em vídeo para todos os presentes. A autarca referiu que “Guetim ocupa um lugar especial” na visão de futuro do município, sendo uma “área estratégica para o desenvolvimento sustentável do concelho”. Finalizou com o compromisso de continuar a trabalhar para “concretizar” o potencial da freguesia.
A sessão solene terminou com mais uma atuação do Grupo de Jovens do Grupo Cultural de Guetim, que interpretou a música “CASA” dos DAMA com Buba Espinho, “Menina estás à janela” de Vitorino Salomé e “Voa” dos Quinta do Bill. Após a cerimónia, foi tempo de cantar os parabéns a Guetim e aproveitar um porto de honra com todos os presentes.
Comments