Núcleo de Montanha de Espinho cuida dos trilhos de Guetim
- André Vieira Almeida
- 16 de mar.
- 1 min de leitura
Desde a sinalização à limpeza da vegetação e a construção de pontes, o clube de montanhismo tem dinamizado o percurso florestal junto à ribeira do Mocho.

Foi inaugurado no passado mês de setembro o marco do quilómetro zero do Trilho 100 K NME, junto à NAVE Polivalente de Espinho, em Silvalde. Este percurso florestal parte no Parque da Cidade e segue em direção a Guetim, passando pela Gruta da Lomba, o Parque da Picadela e a Pedra do Gato. De modo a permitir a passagem da população pelo trilho, o Núcleo de Montanha de Espinho tem feito então a manutenção dos espaços, num trabalho árduo, que envolve a negociação com os proprietários dos terrenos, bem como a construção de pontes e sinalização.
Alguns exemplos do trabalho do clube de montanhismo são as setas fluorescentes presentes ao longo de vários trilhos, a ponte construída sobre a ribeira junto à Gruta da Lomba, ou então georreferenciação online dos espaços.
Desta forma, as florestas da freguesia têm estado acessíveis a todos e permitem desfrutar das mais belas paisagens guetinenses. Esta iniciativa pretende aumentar a circulação nestes locais, de modo a sensibilizar a população a não depositar lixo nos espaços verdes e a ter uma maior consciência sobre a biodiversidade de Guetim.
Comments