Pilar Gomes: "As obras [da LAV] são prejuízos que deverão ser justamente compensados a Guetim"
- Notícias Guetim
- 8 de out.
- 3 min de leitura
A CDU defende transportes públicos gratuitos, com ligação direta ao Hospital Santos Silva, bem como habitação a custos controlados e o reforço da oferta cultural e desportiva. Pilar Gomes promete ainda defender Guetim face à Linha de Alta Velocidade, exigindo transparência, contrapartidas justas e que a freguesia “fique melhor depois das obras concluídas”.

Guetim é a freguesia do concelho com menos habitantes, uma das mais afastadas do centro da cidade e com várias carências de infraestruturas. De que forma a CM Espinho pode contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento de Guetim?
A CDU propõe um investimento sério em transportes gratuitos, de qualidade, com vários horários. Transporte especial para quem necessite de se deslocar ao Hospital Santos Silva. Criação de um “Espaço Cidadão”. Criação de estruturas, cultural e desportiva, para descentralização em Guetim de eventos concelhios. Colaboração no esforço concelhio de atração de jovens com construção de habitação a custos controlados e social. A Câmara CDU, para que nunca mais Guetim perca a sua autonomia autárquica, promoverá o estudo e a divulgação da história e do património únicos da freguesia.
O ex-líbris de Guetim é o seu cruzamento com a natureza, os seus espaços verdes, no entanto ao longo dos últimos anos estes têm vindo a ser postos em causa e esquecidos, como é o caso do Parque da Picadela. O que pretende fazer a este parque municipal e o que defende para os espaços verdes guetinenses caso presida o município?
Cuidar e remodelar o Parque da Picadela, na sua vertente ambiental e de lazer, ligá-lo a um passadiço que seguirá o curso da Ribeira do Mocho a reabilitar. Valorizar os moinhos da freguesia. Cuidar e alargar as zonas ajardinadas e verdes.
Com a passagem da Linha de Alta Velocidade, várias habitações e espaços públicos podem ser postos em causa em Guetim. De que forma pensa defender os interesses da freguesia em relação a este projeto?
Guetim é a freguesia mais prejudicada pela travessia da LAV, após a atual CME ter dado o dito por não dito em relação ao traçado. A CDU encetará negociações com o consórcio construtor, sérias, transparentes e sem secretismos, com os representantes de Guetim presentes. São necessárias justas contrapartidas. Os imóveis afetados, a reconstrução do Campo de Futebol/Parque Desportivo, a recuperação das vias de circulação danificadas pelas obras são prejuízos que deverão ser justamente compensados a Guetim, que terá de ficar melhor depois das obras concluídas.
Ao nível da saúde, Guetim é a única freguesia do concelho sem um posto de cuidados primários de saúde, uma farmácia, um centro de dia, um lar… Guetim poderá contar com resposta neste domínio?
A Câmara tem competências para pressionar o Estado na exigência de uma Unidade de Saúde. Com a população, com a junta de freguesia seremos uma só voz nesta exigência que facilitará o aparecimento de uma farmácia que servirá Guetim e zonas envolventes das freguesias vizinhas. A promoção da qualidade de vida dos mais idosos é uma preocupação central para todo o concelho. Para além da subsidiariedade concelhia, Guetim merece um centro de dia e uma rede domiciliária de cuidados de apoio social.
Com uma oferta escassa e a preços bastante altos, a habitação é algo bastante inacessível aos guetinenses na sua terra. De que forma poderá contribuir para a fixação dos guetinenses no território?
Já referimos este problema no ponto 1 como o principal do concelho. Trata-se de recuperar Espinhenses expulsos pela especulação imobiliária selvagem e atrair outra população ativa de que o concelho padece. Guetim tem condições excelentes para tal, mantendo a qualidade de vida e a tradicional cércea baixa.
A cultura é a cola que mantém uma população coesa e a freguesia viva. Durante a última década Guetim tem sentido uma perda de fulgor da sua massa associativa e dos eventos no território. Como pode a Câmara Municipal de Espinho estimular a cultura na freguesia de Guetim?
Como já referimos, a origem, a história e o património de Guetim são únicos. Se este facto fosse do conhecimento público e devidamente esgrimido, Guetim nunca teria perdido o seu estatuto de freguesia. Sendo a atividade cultural, foco de coesão e de emancipação da população, Guetim precisa de uma biblioteca, de uma estrutura que possa receber qualquer evento cultural e de animação de rua. Criar um evento ligado à tradição local.






Comentários